N Ó S S E G U N D O E L E S


Case Venti-delta:

Aumento de produtividade e redução do custo operacional (fazendo mais com menos)

Confira abaixo o depoimento do Fernando Scardovelli – atuante na área de Processos da empresa Eletro Metalúrgica Venti-Delta Ltda – que conta um pouco sobre a percepção da Venti-Delta quanto à necessidade de inovar seus equipamentos de pintura e como a Deltec conseguiu auxiliá-los nesse processo.


Da necessidade de melhorias


A Eletro Metalúrgica Venti-Delta Ltda, fundada em 1992, está situada em Catanduva – SP e atua no ramo de ventiladores residenciais, industriais, bem como exaustores, espremedores de frutas e amassadores de lata.


Já há muito tempo no mercado e com alto nível de demanda, a diretoria da Venti-Delta percebeu que as cabines de pintura tinham um sistema com baixa eficiência de exaustão, o que gerava um elevado desperdício de tinta, alto índice de retrabalho, afinal o pó que saía para fora da cabine contaminava as peças que seriam pintadas, além de deixar o colaborador e o ambiente sujos no final do expediente, devido a grande quantidade de tinta do lado de fora da cabine. Como se não fosse suficiente os problemas com as cabines de pintura, ainda tínhamos uma restrição na capacidade de carga do transportador aéreo e na silhueta de passagem das peças, que por sua vez limitavam o aproveitamento máximo do m² pintado através do desenvolvimento de novos dispositivos de gancheiras.


Resumidamente, em todo o processo de pintura de nossas peças, nós tínhamos um alto custo operacional e um elevado número de colaboradores dedicados, sendo certo que, nos meses de alta produção, compreendidos em aproximadamente 07 meses do ano, tínhamos a necessidade de trabalhar com dois turnos com 16 operadores cada, podendo chegar até a necessidade de um terceiro turno de mais 08 operadores adicionais.

Pintura na Venti-delta antes do processo atual.

Em busca de soluções


Diante dessa realidade, a Venti-Delta procurou alguns fornecedores de equipamentos de pintura a fim de entender eventuais melhorias no processo e diminuir os desperdícios de tinta. Visitamos duas empresas e em uma delas conhecemos o equipamento da Deltec, fizemos contato e, passados alguns dias a Deltec nos visitou. Ao contrário das outras empresas fornecedoras de equipamentos de pintura, a Deltec se preocupou em fazer uma análise criteriosa de todo nosso processo, o que acabou chamando a nossa atenção.


Durante as reuniões, destacamos em conjunto com a Deltec pontos de melhorias que tornavam viáveis a compra do equipamento, tais como:


  • Aumento de produtividade;
  • Redução do desperdício de tinta;
  • Aumento de agilidade durante setup na troca de cor da tinta;
  • Redução do consumo de gás/energia;
  • Redução do consumo de produto químico de lavagem de peças;
  • Facilitação da forma de aplicação do produto químico;
  • Redução de manutenção;
  • Melhor aproveitamento da silhueta;
  • Melhor eficiência calorífica da estufa de cura e secagem;
  • Redução do número de colaboradores.


Nesse sentido, o antigo processo de pintura da Venti-Delta consistia em duas linhas de pintura contínuas rodando com uma velocidade de 3m/min cada uma, e nós achávamos que a solução seria desenvolver um projeto para uma linha continua se deslocando a 6m/min; foi então que a Deltec nos propôs a mudança dos dois transportadores para apenas um transportador aéreo, mas com velocidade de 1,5m/min, o que, de início, nos gerou certa preocupação, pois partiríamos para um equipamento que teria sua velocidade de deslocamento reduzida significativamente e com capacidade de absorver a produção das duas linhas de pintura! Essa guinada gerou uma quebra de paradigma dentro da Venti-Delta, pois a Deltec estava propondo um equipamento compacto, com baixo custo operacional, mais econômico em termos de investimento e com uma capacidade produtiva acima da nossa realidade; e assim, juntamente com a Deltec, após algum tempo de amadurecimento e estudos desenvolvidos acerca do melhor aproveitamento possível do m² pintado, qualidade e eficiência dos equipamentos, nós tivemos a confiança e certeza necessária para evoluirmos o projeto.


Novo equipamento Deltec


Na prática, percebemos nitidamente a melhoria em relação a produtividade, sendo que no ano de 2019 tivemos um aumento de demanda dos nossos produtos e consequentemente da produção e, trabalhamos a safra inteira em apenas um turno! Com o novo equipamento, eliminamos o processo de limpeza das peças por imersão, que passou a ser por aspersão (não necessitando de operadores para executar a tarefa), reduzimos 22 colaboradores do quadro geral de funcionários e também implementamos o sistema de pintura automática por reciprocadores, reduzindo de 04 pintores para apenas 02 retocadores.


Para a Venti-Delta, um dos principais pontos de melhoria foram as gancheiras, pois com a maior capacidade do transportador aéreo (De 10Kg/m passamos a carregar 130Kg/m) e uma silhueta maior, conseguimos desenvolver gancheiras com melhor eficiência produtiva - por exemplo e, em certos casos, tivemos um ganho produtivo de mais de 500% - isso sem falar da redução do custo operacional e do desperdício de tinta, aumento de eficiência relacionado a troca de cor e aumento de qualidade da pintura com sistema de tratamento de superfície por aspersão, passando a utilizar um produto com fosfato de ferro, o que garante maior durabilidade e qualidade das nossas peças. Tivemos também uma melhoria significativa em termos de bem-estar dos colaboradores, pois as cabines de pintura Deltec tem alta eficiência de exaustão, impedindo que a partícula do pó saia pela silhueta do equipamento, mantendo assim o ambiente de trabalho sempre limpo e agradável.


Por fim, fazendo um balanço entre nossos cenários antigo e atual, percebemos que com a eliminação de nossa ineficiência e desperdícios gerados pelo antigo equipamento de pintura, nós temos a capacidade de economizar valores significativos; e, com a ajuda da Deltec, efetivamente conseguimos melhorar nossos processos, considerando parâmetros de qualidade de pintura, agilidade de produção, redução de custos e melhorias no ambiente de trabalho.


Clique no vídeo abaixo para assistir o depoimento da Venti-delta:

Entre em contato para personalizar sua solução!